Geografia - Bacharelado

Informações:


 

HORÁRIO GEOGRAFIA - PRIMEIRO SEMESTRE 2024

 

 

 

Concepção de Curso

 

Os princípios que norteiam o curso se inspiram na busca pela compreensão da natureza do processo educacional, no que se referem aos seus aspectos éticos, políticos e sociais, salvaguardando, dessa forma, uma tessitura socioeducacional pautada nos princípios da diversidade das relações étnico-raciais e de gênero, bem como aos princípios do direito elementar do ser humano e ao ambiente em consonância aos preceitos da sustentabilidade.

O Curso de Geografia, Bacharelado, tem como base a busca pelo conhecimento e compreensão das relações sociedade-natureza de forma dinâmica, onde o conhecimento geográfico coloca-se como possibilidade de apreensão das interações multiescalares global-local-global, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do Estado através da formação de geógrafos habilitados para a atuação técnica e para a pesquisa, bem como possibilitando e estimulando os egressos, bacharéis, a uma segunda habilitação, na licenciatura, ressalvados as condições legais de reingresso e aproveitamento de estudos em conformidade com as normas vigentes.

Para tanto, o curso foi estruturado, teórica e metodologicamente, para habilitar profissionais na atuação em Geografia nas variadas frentes dessa profissão, seja como técnicos, como pesquisadores em Geografia ou participantes em equipes multidisciplinares de estudos e projetos socioambientais nas áreas de planejamento, análise e gestão territorial. Ainda, o bacharel também pode atuar na área de educação ambiental em todos os níveis e instâncias (pública, privada, ONGs), ou ainda, no exercício da docência no ensino superior mediante verticalização lato sensu e stricto sensu.

 

Objetivos Geral e Específicos

 

Geral:

  • formar profissionais capazes de entender e compreender a dinâmica das transformações no mundo atual nas suas variadas escalas e complexidades (global – nacional – local), habilitados e competentes para a atuação na área técnica de competência do Geógrafo, para atuarem no setor privado, não governamental e governamental, no âmbito de sua competência técnica no planejamento e gestão territorial.

 

Específicos:

  • capacitar os acadêmicos para o desenvolvimento de habilidades técnicas que lhes permitam articular diferentes níveis do conhecimento geográfico, integrando ensino, pesquisa e extensão;
  • formar profissional qualificado para a análise socioespacial que compreenda a interação complexa entre o homem e a natureza, permitindo-lhe uma formação sólida para o entendimento das transformações do espaço geográfico e da sociedade;
  • assegurar que a formação profissional contemple a reflexão geográfica a partir da relação entre os elementos e fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais no planejamento e gestão territorial;
  • garantir uma formação acadêmica articulada entre teoria e prática que instrumentalize o futuro profissional na interpretação e representação cartográfica do espaço geográfica e suas territorialidades;
  • contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável do Mato Grosso do Sul a partir da formação e capacitação de quadros técnicos.

 

Perfil Profissional do Egresso

 

O perfil do Bacharel em Geografia está voltado à produção e análise de dados e informações em campos diversos da Geografia e áreas afins, sendo um profissional capaz de atuar em órgãos e instituições públicas ou privadas, ou ainda no terceiro setor, no levantamento, diagnóstico e análise de aspectos inerentes ao planejamento e gestão territorial, educação ambiental e outras atividades previstas na Lei 6.664/79 e Sistema CONFEA/CREA, sobremaneira com conhecimento para atuar de forma consciente, ética, crítica e comprometida com os desafios socioeconômicos e ambientais que afetam o país e, particularmente o Mato Grosso do Sul.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Geografia, os formandos no curso de Geografia, bacharelado, também devem possuir o seguinte perfil:

  • compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
  • dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • conhecer as principais metodologias e técnicas de planejamento e gestão do território.

 

Competências e Habilidades

 

O curso de Geografia, bacharelado, da Unidade Universitária de Campo Grande, forma profissionais com sólidos conhecimentos na área de geografia que entendam o processo de aprendizagem na sua totalidade em consonância com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Geografia. Nesse sentido, egresso em geografia, bacharelado, deverá ter as seguintes competências e habilidades:

 

Quanto aos conhecimentos da área:

  • identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais;
  • reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica;
  • dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação dos conhecimentos geográficos;
  • propor e elaborar projetos de pesquisa no âmbito da área de atuação da Geografia;
  • utilizar os recursos da tecnologia da informação e comunicação aplicados ao conhecimento geográfico;
  • trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares, buscando a elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais e projetos de planejamento e gestão territorial nas variadas escalas de abordagem;
  • identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais;
  • identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o contexto proposto;
  • avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas;
  • organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de planejamento e gestão do território.